notícias

Início Notícias PRESIDENTE DO UNIRB VALORIZA PROCESSO PARA TORNAR TIME COMPETITIVO NO ESTADO

PRESIDENTE DO UNIRB VALORIZA PROCESSO PARA TORNAR TIME COMPETITIVO NO ESTADO

dezembro 3,2021 | notícias, Novidades

O presidente do UNIRB FC, Carlos Joel, concedeu nesta quinta-feira (2), uma entrevista ao programa BN Na Bola, da Rádio Salvador FM e falou sobre o processo que o clube vem desenvolvendo para se tornar competitivo no futebol da Bahia. Com vínculo com a universidade UNIRB, a equipe começou como um projeto de extensão acadêmica para estudantes. Atualmente, está na Série A do Baianão.

“Percebemos, ao longo do processo, que só fazer extensão acadêmica não trazia o entusiasmo necessário para que nossos alunos se envolvessem. Decidimos no final de 2018 registrar o clube. Disputamos a Série A em 2021, aprendendo ainda como o processo acontece. Nossa expectativa é que o projeto se estenda. Todas as 17 cidades, para que ele seja um instrumento para nossos estudantes atuarem, se especializando em futebol”, destacou, em entrevista.

Se preparando para a temporada 2022, a reapresentação do clube ocorrerá entre os dias 6 e 7 de dezembro. Joel projeta o estadual com um elevado nível técnico. “A cada dia que passa, entusiasma o conjunto dos outros clubes a serem mais competitivos. Todos os clubes vão fazer investimentos, não sabemos como, se desejarmos ter melhor inserção. Acredito que vai ser mais disputado. Já está acontecendo uma diferença nesse formato. Dos que disputaram conosco o Baianão de 2021, praticamente não tem ninguém. E a tendência que eu vejo é de mudança”, revelou.

O formato do estadual, porém, é criticável, para o dirigente. Ele avalia que o produto da Bahia precisa ser mais forte para ser melhor reconhecido nacionalmente. As mudanças votadas em arbitral, com rebaixamento de duas equipes ao invés de uma, como vinha sendo nos últimos anos, Joel opina que não são suficientes.

“A Bahia é um estado com 15 milhões de habitantes e será óbvio que não justifica ter um campeonato com o mesmo número de clubes de Sergipe que tem menos de 20% da população da Bahia. Doze clubes para o nosso tamanho já é pouco, imagine apenas com 10 e somente com jogos de ida. Parece que estamos disputando um torneio e não um campeonato”, avaliou.

O reitor ainda deixou claro que o UNIRB não tem o objetivo de ser “apenas” um clube de futebol. “O objetivo nosso é fazer que o atleta tem uma vida curta no futebol. Nossa presença é estimulá-lo a ser um estudante que possa ter no futuro uma vida profissional. Não somos um negócio futebol. É um instrumento da vida acadêmica da instituição de ensino. Estamos criando núcleos no curso de educação física, com objetivo de agregar um conjunto de valores, fazendo campeonatos regionais. Que nosso estudante participe desse processo de formação de atletas e identificar valores para trabalhar. Nosso projeto ainda não envolve a base, porque precisamos de estrutura física. Estamos montando um CT em Mata de São João, que era pra ter sido concluído em dezembro, mas foram seis meses de chuva e ficou impossível”, ponderou.

O Campeonato Baiano está marcado para começar no próximo dia 15 de janeiro, e será a única competição disputada pelo UNIRB em 2022. Em 2021, a equipe terminou na oitava colocação, com 10 pontos.

 

 

 

 

 

Texto: Bahia Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

outras notícias

BETINHO É O NOVO TÉCNICO DO UNIRB FC

O UNIRB Futebol Clube anuncia a contratação do técnico Gilberto Carlos, conhecido como Betinho, para a sequência do Campeonato Baiano Série B. Ex-jogador, o técnico de 56 anos tem passagem por clubes como Confiança, Nacional, Frei Paulistano, Juazeirenze, Lagarto,...