Um projeto de extensão acadêmica que se profissionalizou e virou clube de futebol. Mais do que isso: em pouco mais de dois anos de fundação, conquistou seu primeiro título da segunda divisão estadual e garantiu o acesso à elite. Essa é a história do Unirb Futebol Clube, o caçula do Campeonato Baiano 2021.
Como o nome já diz, pertence à rede de ensino. Foi criado com o objetivo de ajudar a desenvolver a formação de estudantes da instituição, de áreas como Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Direito. “Mas percebemos que só uma extensão amadora não traria esse objetivo. No fim de 2018, resolvemos registrar o time no profissional e competir nos campeonatos”, conta Carlos Joel Pereira, reitor da faculdade e presidente do clube.
A ascensão foi meteórica. O Unirb disputou pela primeira vez a segunda divisão do Baiano em 2019, com apenas três meses de criado, e ficou em terceiro lugar. Em 2020, mais uma oportunidade – e, dessa vez, deu certo. Bateu nos pênaltis o Colo-Colo e ganhou o título e a vaga na elite.
O time fará sua sonhada estreia na primeira divisão nesta quarta-feira (17), às 19h30, contra o Vitória, no Carneirão, em Alagoinhas. No elenco, estão algumas caras conhecidas da dupla Ba-Vi: o meia Rafael Granja e o zagueiro Josué são ex-Leão. Já os goleiros Deijair e Cassiano e o meia Paulinho são formados pelo Bahia. No comando, está o técnico Laelson Lopes, que tem passagens pelas categorias de base de ambos os clubes.
Fonte: correio24horas.com.br